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Posso usar o service VoIP com uma conexão de Internet via Satélite?



Problem:

VoIP funciona com uma conexão de internet via Satélite?
 


Solution:

Em geral, nós não recomendamos a utilização do nosso sistema através de conexão de Internet via Satélite (SAT). Porém, alguns clientes o utilizam. Existem algumas dificuldades técnicas em relação a Links SAT que podem causar problemas:

- Atraso por “Round Trip Time (RTT)”. A maioria das conexões SAT utilizadas são geosincronizadas. Isto significa que o period de órbita delas é o mesmo período de um dia, elas estão estáticas em relação a um determinado ponto no chão. Para conseguir este tipo de órbita, o satélite deve estar a 22,252 milhas (35,784 km) acima da superfície terrestre. Ondas de rádio viajam na velocidade da luz, mas até a velocidade da luz demora um determinado tempo para atravessar esta distância 4 vezes (Vai e volta 4 vezes para uma viagem completa conectando o seu dispositivo VoIP e nossos servidores). Este atraso, quando adicionado a outros fatores na superfície terreste, podem causar “delays” de 500 ms até 1000ms (1/2 segundo a 1 segundo). Provavelmente será complicado de manter uma conversa com um atraso tão grande.

- Network Jitter. Provavelmente mais importante que o Atraso RTT é a consistência (ou falta de) Atraso RTT Delay. Alguns pacotes demoram mais que outros para atingir o seu destino o que pode causar com que pacotes de voz cheguem fora de ordem e possivelmente não cheguem. Nós testamos esta falha com muitas conexões de Internet SAT que possuem este erro frequente. Muitos dispositivos VoIP (UA) possuem configurações chamadas de Jitter Buffers que podem absorver quaisquer pequenas inconsistências em Atraso RTT, porém dados inconsistências maiores, o resulta normalmente é a inutilização da conexão para este tipo de serviço.

- Falta de banda de Upload. Normalmente conexões de Internet SAT são assimétricas, ou seja, sua banda de download é muito maior que a banda reservada para upload. Portanto, se você possui uma banda de upload menor do que requerido pelo codec que você está utilizando (veja “Codecs” na nossa área de suporte), você não poderá ter utilizar esta conexão para chamadas telefônicas corretamente.



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